Entrega grátis para todo o Brasil para pedidos acima de R$300. Entrega grátis em Foz do Iguaçu para pedidos acima de R$50.

Chá Preto

Nome científico: Camellia Sinensis

Origem: China / Sri Lanka / Taiwan

Perfil: No geral com licor conre ou âmbar, brilhante, adstringência média a alta com notas caramelizadas, frutais, uva passa e tabaco.

Teína: Com cafeína.

Características: É o tipo de chá mais consumido e o mais conhecido no ocidente. Na China também é conhecido como "chá vermelho", gerando uma certa confusão no ocidente.
Históricamente, a maioria dos chás pretos são produzidos na Índia e Sri Lanka. No entanto, a produção vem aumentando na China. É também o tipo de chá mais produzido na Argentina.

Pode-se pensar que todos os chás pretos são iguais, mas onde é colhido, e quem o processa muda muito o aroma e o sabor dessas pequenas folhas podereosas.
Clima, quantidade de chuvas, altitude e solo podem criar diferentes perfis de sabor.

Os chás pretos são chás 100% oxidados. Como quando cortamos uma maçã e ela começa a escurecer, é isso que acontece com as folhas da Camellia Sinensis para a produção de chá preto.

Existem dois grandes grupos de chá preto: ortodoxos e CTC.
Os chamados ortodoxos (o que usamos em todos os blends aqui na CHAVENA®, são colhidos a mão, tem o sabor mais agradável, sutil e complexo.
Costumam ter uma expressão aromática maior no nariz e na boca.

Já os chamados CTC (CUT TEAR CURL), que seria "corta, rasga, enrola" é colhido por máquinas que cortam, rasgam as folhas e as enrolam para que aconteça a oxidação.
Esses que são usados em saquinhos e iced teas, o que dá a falsa impressão que todos os chás pretos tem o mesmo perfil, mas há muita variedade com características e sabores complexos.

Contra indicação: Mulheres grávidas são aconselhadas a manter um máximo de 200 mg de cafeína, o que equivale a cerca de 3 a 5 xícaras de chá preto por dia (fonte).

Propriedades: 

O chá preto contém um grupo de polifenóis que possuem propriedades antioxidantes. Consumir antioxidantes pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas e melhorar sua saúde geral (fonte, fonte, fonte).

O chá preto contém flavonóides, que são benéficos para a saúde do coração. Estudos descobriram consumi-los regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto, níveis elevados de triglicerídeos e obesidade (fonte, fonte, fonte, fonte).

LDL e HDL são dois tipos de lipoproteínas que transportam colesterol por todo o corpo. O excesso de LDL no corpo pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames. Estudos descobriram que o chá preto pode ajudar a reduzir os níveis de LDL (fonte).

Bactérias vivem em seu intestino pode desempenhar um papel significativo em sua saúde. Enquanto algumas das bactérias em seu intestino são benéficas para sua saúde, outras não são.
De fato, alguns estudos sugeriram que um tipo de bactéria em seu intestino pode desempenhar um papel importante na redução do risco de certas condições de saúde, como doença inflamatória intestinal, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer (fonte).
Os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a manter um intestino saudável, promovendo o crescimento de bactérias boas e inibindo o crescimento de bactérias ruins (fonte). Além disso, o chá preto pode conter propriedades antimicrobianas que matam substâncias nocivas e melhoram as bactérias intestinais e a imunidade, ajudando a reparar o revestimento do trato digestivo.

Foi feito um estudo sobre os efeitos de beber chá na pressão arterial em pessoas com hipertensão ou pressão alta. Descobriu que a ingestão regular de chá ajudou a reduzir a pressão arterial sistólica em 4,81 mm Hg e a pressão arterial diastólica em 1,98 mm Hg em pessoas com hipertensão (fonte). Além disso, aqueles que beberam chá regularmente por mais de três meses experimentaram reduções ainda maiores na pressão arterial sistólica e diastólica.
Outra pesquisa analisando os efeitos do chá preto na pressão arterial descobriu que beber chá preto reduziu significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica em comparação com o controle (fonte). Os efeitos foram mais benéficos para homens e pessoas que beberam chá preto por mais de sete dias.
Beber chá preto diariamente, bem como incorporar outras modificações no estilo de vida, como estratégias de gerenciamento de estresse, pode beneficiar aqueles com pressão alta.

Um estudo prospectivo de 365.682 pessoas analisou a associação entre beber chá ou café e o risco de derrame, demência e demência pós-derrame.
Depois de acompanhar os participantes por mais de 11 anos, o estudo descobriu que aqueles que bebiam pelo menos duas xícaras de chá tinham um risco 16% menor de acidente vascular cerebral isquêmico em comparação com aqueles que não bebiam chá (fonte).

O chá preto pode ajudar a melhorar o foco devido ao seu conteúdo de cafeína e um aminoácido chamado L-teanina. Este aminoácido aumenta a atividade alfa no cérebro, o que pode ajudar a melhorar o foco e o estado de alerta (fonte, fonte).


Em quais produtos encontrar: